Avançar para o conteúdo principal

calisto (satélite)


Calisto é a segunda maior lua de Júpiter, a terceira maior no sistema solar e tem aproximadamente a mesma dimensão de Mercúrio​. Orbita logo acima da principal cintura de radiações de Júpiter. Calisto é o satélite com mais crateras do sistema solar. A crusta é muito antiga e foi formada há cerca de 4 biliões de anos, pouco depois da formação do sistema solar.
Calisto não tem montanhas grandes. Provavelmente este facto é devido à natureza gelada da sua superfície. As crateras de impacto e os consequentes anéis concêntricos são quase as únicas formações que se podem encontrar em Calisto. As maiores crateras foram apagadas pelo fluxo da crusta gelada ao longo dos tempos geológicos. Encontraram-se em Calisto duas enormes bacias de impacto de anéis concêntricos. A maior cratera de impacto é Valhalla​. É uma região central brilhante que tem 600 quilómetros de diâmetro, e os anéis extendem-se até 3000 quilómetros de diâmetro. A segunda bacia de impacto é Asgard. Mede cerca de 1600 quilómetros de diâmetro.
Calisto tem a densidade mais baixa (1.86 gm/cm​3​) dos satélites Galileanos​. A partir de observações recentes feitas pela sonda Galileo, Calisto parece ser composto por uma crusta com cerca de 200 quilómetros (124 milhas) de espessura. Abaixo da crusta está possivelmente um oceano salgado com mais de 10 quilómetros (6 milhas) de espessura. Abaixo do oceano, está um interior fora do normal que não é inteiramente uniforme nem varia dramaticamente. Antes da Galileo, os cientistas supunham que o interior de Calisto era totalmente indiferenciado, mas os dados recolhidos pela Galileo sugeriram que o interior é composto por rocha comprimida e gelo com uma percentagem de rocha aumentando com a profundidade. Os meteoritos perfuraram a crusta de Calisto, fazendo com que a água se espalhe pela superfície e formando raios brilhantes e anéis à volta da cratera. Não se conhece uma atmosfera em Calisto.
Estatísticas de Calisto
 Descoberto porSimon Marius e Galileo Galilei 
 Data da descoberta1610 
 Massa (kg)1.08e+23 
 Massa (Terra = 1)1.8072e-02 
 Raio equatorial (km)2,400 
 Raio equatorial (Terra = 1)3.7629e-01 
 Densidade média (gm/cm^3)1.86 
 Distância média de Júpiter (km)1,883,000 
 Período rotacional (dias)16.68902 
 Período orbital (dias)16.68902 
 Velocidade orbital média (km/seg)8.21 
 Excentricidade orbital0.007 
 Inclinação orbital (graus)0.281 
 Velocidade de escape (km/seg)2.45 
 Albedo visual geométrico0.20 
 Magnitude (Vo)5.65 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

principais luas de saturno

principais luas de saturno Titã A maior lua de Saturno é a segunda maior do Sistema Solar, perdendo apenas para Ganimedes, lua de Júpiter. Ela é a única lua do nosso sistema conhecida por apresentar uma atmosfera que consiste basicamente de Nitrogênio. Esse fato faz com que ela seja uma grande candidata a ter vida fora da Terra. Titã é maior que o planeta Mercúrio. Essa gigante também possui nuvens, chuva, rios e lagos de hidrocarbonetos líquidos como Metano e Etano. Um astronauta poderia andar na superfície de Titã sem um traje de pressão, necessitaria apenas de uma máscara de oxigênio e proteção contra a temperatura média de menos 179 graus Celsius. Encélado Esta fascinante lua gelada tem funções fundamentais para Saturno. Encélado possui mais de 100 gêiseres no seu pólo sul. Estes gêiseres funcionam como jatos que lançam vapor de água e partículas de gelo originadas de um oceano subterrâneo. As partículas lançadas por Encélado viajam a cerca de 400 metros por segundo e f...

O cofre no fim do mundo!

O ‘cofre no fim do mundo’, onde as sementes são mantidas diante de riscos como uma pandemia A instalação armazena mais de um milhão de amostras de sementes de todos os cantos do planeta, representando mais de 10.000 anos de história agrícola Perto do Pólo Norte, entre 74 e 81 graus de latitude norte, onde no verão os máximos não excedem, em média, 5 °. Nesta área remota é o arquipélago norueguês de Svalbard , que abriga o que é conhecido como o ‘cofre para o mundo’ , um guarda de segurança store mais de um milhão de amostras de sementes de todos os cantos do planeta eles representam mais de 10.000 anos de história agrícola. Cada uma dessas amostras contém várias unidades de sementes, de modo que a instalação armazena, no total, centenas de milhões delas. Desde 2008, quando o armazém foi inaugurado , eles chegaram aqui para que, no caso de uma catástrofe global , a agricultura pudesse ser salva . A construção do Svalbard Globale Frøhvelv (o nome oficial desta instalação em norueguês) ...